5 lendas das Serras brasileiras que valem a pena conhecer

O Brasil é cheio de lendas e histórias fantásticas que são passadas de geração para geração. Loira do banheiro, Bicho-papão, aliens e muito mais. Alguns acreditam, outros não. Mas o que geral concorda é que esses contos mexem com o nosso interesse!

Entrando ainda mais no clima da nossa nova coleção #RedleyTripping – Montanha, decidimos separar as 5 melhores lendas urbanas contadas nas serras brasileiras. Tem histórias de terror, extraterrestes, exotéricas e até algumas que você, provavelmente, já ouviu falar, mas nunca soube como começou. Quer saber mais? Desce a tela!

1 – A Lenda da Curva da Loira (Campos dos Goytacazes, RJ)

Uma curva, muitos acidentes. O que rola na RJ-216 entre Campos e Farol de São Thomé? De acordo com os moradores locais, é uma loira vestida de noiva que teria morrido no local, poucas horas antes de seu casamento. Desde então, o ponto é assombrado pela mulher, que assusta os motoristas e causa acidentes.

2 – ET de Varginha (Varginha, MG)

Essa é das antiga! O caso do ET de Varginha é uma das lendas mais clássicas das Serras brasileiras. No dia 20 de janeiro de 1996, três meninas viram um ser estranho, pequeno e com os olhos vermelhos entre o bairro Jardim Andere e o Santana. O polícia foi envolvida, bombeiros, militares e de acordo com fontes, até pesquisadores da Universidade de Campinas.

3 – O Gritador (Serras Catarinense e Gaúcha, SC e MG)

Muito conhecida entre os mais velhos da Serra Catarinense e Gaúcha, o mito do Gritador diz respeito a um sujeito que há muito tempo atrás, após um longo dia de trabalho, resolveu ir a uma fandagueria (xxx) aos redores do pé da serra. Antes de ir, o jovem amarrou seu cavalo e foi tomar banho. Sua mãe, com pena do bicho, o soltou. O jovem, revoltado com a atitude, decidiu usar a própria mãe como uma animal de transporte até o baile. O coitada não aguentou o esforço e morreu no meio do caminho, vítima da revolta do filho. Mas antes, ela deixou uma maldição ao seu primogênito: “Minha alma ao morrer subirá diretamente ao céu enquanto que a sua, filho desonrado, nunca mais terá descanso”. Dito e feito! Até hoje a alma assombra os campos e cânions dos Aparados da Serra.

4 – Lenda do Bambúrrio (Chapada da Diamantina)

Geral tá ligado que o garimpo foi uma atividade muito forte na Chapada da Diamantinha, né? Diz a lenda de que, para cada diamante na Terra, existia uma estrela no céu. “Bambúrrio” é como se chama essa união entre os astros e as pedras preciosas. Durante antes, garimpeiros acreditaram que se eles fossem honestos e bons, as estrelas iram lhe mostrar os caminhos aos tesouros.

5 – Gigantesca placa de Cristal de Quartzo e Paralelo 14 (Chapada dos veadeiros, GO)

São muitas as histórias que rondam a Chapada dos Veadeiros. Entre elas o boato de que a cidade está sob uma gigantesca placa de Quartzo e outras pedras energéticas. Além disso, existe o mito do Paralelo 14 que ronda tanto a Chapada quanto outros locais a sul do plano equatorial terrestre. Reza a lenda de que essas cidades são suscetíveis ao aparecimento de Óvnis e ETs por estarem nessa extremidade do planeta.