10 fotógrafos brasileiros para seguir no Instagram

Capturar um momento único com um olhar criativo: um desafio cada vez maior. A chegada dos smartphones e das redes sociais transformaram a nossa relação com a fotografia. Mesmo com o fácil acesso às câmeras, a sensibilidade e a criatividade de um bom fotógrafo continuam a ser reverenciadas e a nos inspirar todos os dias.

Hoje, no Dia Mundial da Fotografia, nós aqui da Redley decidimos prestar uma homenagem mais que merecida a esses artistas do dia a dia. Separamos uma lista com 10 fotógrafos e fotógrafas brasileiras que valem o seu “follow” no Instagram. Se liga:

@sammanhaes

Surfe, lifestyle, praia e mulheres: esses são os focos principais do trabalho de Sam como fotógrafa. Começou nesse mundo ainda jovem quando, motivada pelas mobilização estudantil de 2016, começou a registrar tudo que acontecia dentro de sua escola. O surfe veio mais tarde como uma paixão intima que acabou resultando no seu projeto de trabalho para a vida.

@Ronaldo_Land

Trabalhar com o skate não tem molezinha. Ruas movimentadas, pedestres, carros, ônibus. E skatistas. Todo mundo junto e misturado no mesmo cenário urbano. As composições, luzes, sombras e movimentos congelados são a marca do Ronaldo, também conhecido como Jesus. Um dos maiores nomes da fotografia de skate nacional, que também deixa sua marca e seu olhar em outras áreas do audiovisual em programas de TV, filmes e clipes de grandes artistas, como Filipe Ret, Marcelo D2, BK, Braza.

@roncca

Viajar o mundo cobrindo shows, festivais e os eventos mais irados por aí pode parecer o sonho, né? Certamente o Roncca não se arrepende do caminho que escolheu. Fotógrafo profissional, ele registra a arte e beleza de artistas em todos os cantos do mundo. Só este ano, o cara esteve presente em festivais como Sonar Festival, Rock in Rio Lisboa, Festival Turá, João Rock e mais.

@lilo.oliveira_

Fotografia, arte, direção criativa e mais. Pra quem ainda não conhece, Lilo é um nome jovem e potente dentro da fotografa nacional. No seu trabalho, ela captura singelos momentos de beleza espontânea que, além da preocupação estética, conseguem transmitir emoções genuínas pro público. Saca só esses registros que ela fez durante o nosso Festival Quintas Quentes no Circo Voador!

@HenriquePinguim

Apaixonado pelo mar, praia e surfe, Henrique Pinguim é um fotógrafo carioca que começou nesse corre de maneira despretensiosa. No início, tudo não passava de um hobbie para registar seus amigos pegando onda. Com o tempo, seu olhar diferenciado e visão única sobre o mar foram se destacando e suas obras viajando pelos quatro cantos do globo.

@helesalomao

Corpos, representatividade e a estética periférica tudo num mesmo lugar: é assim que a gente definiria o feed da Helen Salomão. Fugindo dos clichês da fotografia tradicional, Helen escolhe mostrar vivencias e pessoas reais através da sua arte, valorizando a cultura baiana e negra do Brasil. Suas fotos retratam a beleza de corpos, territórios e sentimentos.

@LuizBlancoFotografia

Luiz Blanco não é um nome novo na cena. Fotógrafo desde 2003, ele viu o mundo das imagens mudar completamente com final da era analógica e início da digital. Conciliando sua linguagem com as novas tecnologias, Blanco criou uma identidade muita própria na hora de registrar o mar. Misturando duas das suas maiores paixões (surfe e fotografia), ele co-criou a revista virtual “Blackwater”, que durante 5 anos teve uma produção intensa e muita admirada aqui no Brasil.

@bleia

Já viu uma fotógrafa que vai desde cliques em jogos de vídeo game até as festas mais iradas do Rio de Janeiro? Se liguem no trampo da Bleia! Parceira de longa data da Redley, ela vem ganhando cada vez mais destaque na cena cultural do Brasil, participando da cobertura de grandes eventos e colaborando com artistas brabos como Heavy Baile, Gilsons, Nick Cruz, Slipmami e mais.

@AnaCatarinaPhoto

Jornalista por formação, Ana Catarina descobriu sua verdadeira paixão em 2013. Largou uma carreira estável no funcionalismo público, pra se jogar de cabeça no mundo da fotografia. Hoje ela viaja o mundo explorando novas culturas, territórios e transmitindo para imagens sua forma pessoal de contar histórias.

@fellipeditadi

Trazer a essência do surfe pra fotos nem sempre é uma missão fácil. Com uma câmera na mão e uma prancha debaixo do braça, Fellipe Ditadi tem se tornado uma referencia quando o assunto é registrar o mar e seus habitantes naturais (os surfistas). O seu feed é uma mistura de ondas, amigos e a beleza natural das praias do Rio.

E aí, deixamos alguém de fora? A gente tem certeza que ainda tem muito fotógrafo brabo no Brasil pra gente conhecer. Essa daí foi a nossa seleção. Comenta lá no nosso feed quais nomes vocês também acham que merecem destaque. Estamos de olho!